O CONCEITO DE EFICÁCIA SIMBÓLICA

January 6, 2020

Um importante teórico, antropólogo francês que andou aqui pelo Brasil e foi mestre de muita gente, Claude Levi Strauss, formulou há muitos anos essa ideia de Eficácia Simbólica que tem a ver com um pensamento que hoje está em moda - a ideia do pensamento positivo, de que aquilo em que você acredita acontece. Isso é um fato, mas não é uma magia, tem todo um processo real acontecendo.

 

 

 

A ideia de Levis Strauss ao criar esse conceito de Eficácia Simbólica foi a busca de explicação do porquê algumas coisas acontecem de maneira que parece mágica, por exemplo um membro de uma tribo que se cura pelas palavras do pajé, essa é a essência do conceito de Eficácia Simbólica.

 

As crenças, em algumas circunstâncias, tem força sobre a realidade.

 

Os resultados positivos que se conseguem em pesquisas em que é utilizado placebo, é outro exemplo do que é Eficácia Simbólica.

 

De uma forma mais moderna, eu li o exemplo citado por um médico que escreveu um livro sobre como a religiosidade pode ter forca sobre a saúde, e ele contou a história de uma senhora judia que havia feito um transplante onde foi usado um órgão de um porco – e é sabido que a lei religiosa judaica proíbe o uso de carnes suínas.

 

A cirurgia foi um sucesso, mas, inesperadamente, a senhora começou a regredir e a entrar em um estado complicado de saúde. Ela dizia que estava sofrendo uma punição divina por ter um elemento proibido dentro do seu corpo. Chamaram então um rabino que orou com a senhora e disse que ela estava autorizada a “usar” o órgão do porco porque, é também da lei judaica que tudo que diz respeito a saúde da pessoa sobrepõe todas as demais exigências. Após a “bênção” do rabino, a senhora imediatamente passou a melhorar e se recuperar.

 

O que esse assunto tem a ver com a realidade dos nossos envelhecimentos atuais?

 

Da mesma forma que existe o conceito de placebo, ou seja, um remédio que eu acredito que vai me curar, tem forca no meu processo de cura, tem a ideia do Nocebo: uma coisa que acredito que vai me fazer mal, acaba me fazendo mal mesmo.

 

Então, nós crescemos ouvindo, repetindo que depois de uma certa idade nossas capacidades todas vão de deteriorando. Que depois de uma certa idade, só vamos ao fim de tudo. Sendo assim, vivemos imersos na convicção de que a velhice é precariedade, é falta, é pobreza, é necessidade, é impossibilidade. Todo o oposto das qualidades da juventude e passamos a considerar que vida é apenas enquanto somos jovens.

 

E por consequência, o decréscimo de investimento que passamos a fazer como sociedade e como indivíduos, na sustentação da vida, quando não podemos mais sustentar a juventude, é brutal. Então a crença de que velhice é pobreza e precariedade se concretiza.

 

Sem dúvida, o envelhecimento é o processo natural de mudança e o nosso físico animal vai a caminho do fim. No entanto, a ideia de que a finitude é negativa é uma crença, uma construção que nos impede, enquanto sociedade, de construir uma finalização individual com conforto e dignidade.

 

É realidade do que sabemos hoje, que ao lado dos aspectos físicos que se enfraquecem como força muscular, resistência dos ossos, funções visuais e auditivas e todo o aparato fisiológico, os aspectos psíquicos e espirituais podem continuar se desenvolvendo, como a tolerância consigo mesmo, a capacidade de integrar elementos contraditórios, a percepção de que as coisas na vida levam tempo, e portanto o desenvolvimento da paciência, e o aprendizado de como estar presente em si mesmo a cada momento.

 

O cultivo desses valores nos levaria a poder usufruir da vida com plenitude e dignidade do inicio até o fim e não somente durante a juventude. Entendendo que a finalização da vida também é vida!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

From the transference to the counter-transference

November 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes

June 17, 2020

February 10, 2020

February 3, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTACT

  • White Facebook Icon
  • White Yelp Icon