“NOSSO ENVELHECIMENTO DE CADA DIA...” DIA APÓS DIA. O processo de envelhecimento sob a luz da análise bioenergética.

July 11, 2018

Estou convencida de que a teoria e as técnicas utilizadas pela Análise Bioenergética oferecem um instrumental valioso para acessarmos nossos recursos internos criativos em qualquer idade.

 

 

 

Acredito numa inteligência interna essencial, inerente ao ser, característica do nosso fluxo vital e esta inteligência básica, eu a imagino fluindo como a água que não para, contorna, envolve os obstáculos, passa pelos caminhos livres. 

Penso a velhice como parte de um contínuo da vida. A vida tem começo, meio e fim como um processo e estar vivo implica em envelhecer dia após dia.

 

Algumas vidas terminam muito cedo e outras terminam depois de muitos e muitos anos e esses muitos anos deveriam poder ser vividos todos com qualidade e dignidade, fato que nós, a humanidade, ainda não aprendemos a fazer.

Nossas ciências e práticas de saúde começaram, apenas muito recentemente, a organizar saberes e a mudar paradigmas sobre as necessidades das etapas que denominamos velhice.

 

Ainda engatinhamos em busca de estratégias e metodologias para cuidarmos das últimas etapas da vida com dignidade e total compreensão das nossas necessidades reais.  

 

A abordagem que Alexandre Lowen faz da Neurose traz em seu fundamento a compreensão de que vivemos uma era narcisista: nossa cultura está voltada para exigências determinadas por idealizações que muitas vezes se opõem à realidade da nossa natureza, que desconsideram a realidade de nossas necessidades psico biológicas e emocionais. Queremos ser eternamente jovens, nunca falhar, ser sempre o melhor, o maior, o mais bem-sucedido e para tanto negamos ou nos defendemos de nossas vulnerabilidades humanas. No processo de nos defendermos - que se inicia no berço - ao mesmo tempo em que estruturamos nossa capacidade de sobreviver atendendo às demandas das idealizações, sufocamos também nossa força vital no processo de negação e controle das emoções, sentimentos e sensações relativas à nossa vulnerabilidade humana.

 

Num processo psicossomático, criamos padrões de respiração e articulação muscular que sustentam nossa imagem idealizada. A estratégia terapêutica da Análise Bioenergética, através de técnicas de respiração e movimento associadas à psicanálise, leva ao contato com nossas dificuldades, com nossos sofrimentos, com nossos medos. Através da expressão em ambiente seguro, a frustração pode ser elaborada e pode-se entender onde e como a ilusão pode estar aprisionando nossa vitalidade.

 

Na velhice nossa força física cai, a estrutura muscular que sustentava nossas defesas se enfraquece, nos sentimos vulneráveis e “sem chão”. Penso que a estratégia terapêutica de contato com a realidade proposta pela Análise Bioenergética é valiosa na abordagem das questões que surgem nesta etapa da vida.   

 

Isto implica em organizarmos nossas vidas pelo contato “sélfico” para podermos encontrar novos “chãos” (grounding, é o conceito da bioenergética que expressa a ideia de “ter chão”).

 

No contato com a realidade das limitações encontramos novos caminhos!

 

Perder a força física é fato. A diminuição da capacidade auditiva pode ocorrer, a diminuição da visão pode acontecer, artroses podem diminuir nossa velocidade... uma série de mudanças físicas e fisiológicas fazem parte do processo do ser vivo (que tem começo, meio e fim), mas uma série de outras perdas são mitos que a nossa sociedade obcecada pela ideia de eterna juventude transforma em verdades absolutas.

 

A capacidade de aprendizagem não precisa diminuir!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

From the transference to the counter-transference

November 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes

June 17, 2020

February 10, 2020

February 3, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTACT

  • White Facebook Icon
  • White Yelp Icon